sábado, 17 de agosto de 2013

Mapas conceituais na sala de aula: CmapTools

Mais um excelente programa;
CmapTools é uma ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente, ou seja, é um programa que lhe auxilia a desenhar mapas conceituais. 
A teoria dos mapas conceituais foi desenvolvida na década de 70 pelo pesquisador Joseph Novak, com base na teoria da aprendizagem significativa. O pesquisador define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos parecem dentro de caixas e as relações entre eles são especificadas por meio de frases de ligação, que unem cada um dos conceitos.
CmapTools apresenta acesso, via internet, a uma coleção de trabalhos que podem ser utilizados como referência para você começar a elaborar seus projetos. Todos os trabalhos desenvolvidos podem ser convertidos em formatos para apresentação na web. Desta forma, fica mais fácil a publicação e difusão do seu projeto em um ambiente virtual.
O programa é gratuito e pode ser baixado pelo link abaixo:

Um comentário:

  1. Olá Leandro, muito legar abordar sobre o CmapTools, este recurso é excelente mesmo, ótimo para síntese de ideias, apresentação de projetos, estudos diversos...adorei a postagem!

    ResponderExcluir