quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PODCAST: Tecnologia e construção do conhecimento!



Mais um recurso educacional interessante :)

        O Podcast nada mais é do que um arquivo de áudio digital, que pode ser único ou apresentado em vários episódios, e tem por intuito disponibilizar conteúdos construídos que ficarão publicados na rede atualizados via RSS, sendo postados em sites, blogs e repositórios específicos como o podomatic; ou ainda podem ser baixados para dispositivos de reprodução de áudio, já que a maioria dos podcast são disponibilizados em formato Mp3.

O Podcast é uma ótima alternativa para professores e alunos, em diversas situações, na disponibilização de uma infinidade de conteúdos. Algumas ideias interessantes são:

- Disponibilidade de conteúdos escolares aos alunos como meio de (re)significação e complementação das aprendizagens;

- Associar a projetos de Web Quest (http://www.vanessarodrigues.net/webquest/tarefas.html);

-  Elaboração de projetos de ensino e aprendizagem em diferentes níveis de ensino;

- Possibilidade de desenvolvimento da autonomia e criatividade dos alunos, que podem desenvolver pesquisas e construir seus próprios podcasts para o compartilhamento de saberes entre toda turma;

- Divulgação de eventos escolares e da comunidade.



Então vamos lá... 

Como construir um PODCAST???


Etapas:

1) Programa para a gravação do áudio, download em: http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt.  *Site com dicas para colocar música de fundo na gravação do áudio no audacity: http://www.slideshare.net/sueli/audacity-540094  


2) Depois de instalar o Audacity, é necessário fazer o download de outro arquivo(Lame_v3.98.2_for_Audacity_on_Windows.exe), disponível em http://lame.buanzo.com.ar/. Após baixar o arquivo, instale o mesmo, só avançando nas instruções. Esse segundo arquivo permite transformar a gravação para o formato Mp3, para posteriormente ser postado o podcast.

3) Após gravar o áudio no Audacity, pode-se disponibilizar esse arquivo em um serviço de hospedagem de Podcast, como por exemplo o Podomatic: http://www.podomatic.com  

*O tutorial: http://www.slideshare.net/sueli/podomatic mostra passo a passo como disponibilizar o Podcast no serviço de hospedagem, e ao final do processo é possível escolher o local (exemplo: postar no Blog, enviar por e-mail, etc.).

Agora fica a dica...mãos a obra, criatividade e voz ativa!

Bom trabalho!!!



Para quem desejar aprofundar os estudos, sugerimos:

Textos

“Uma proposta de construção de conhecimento” 
(Acesso em: https://sites.google.com/site/gladislsantos/podcast);

“Podcast: produções de áudio para educação de forma crítica, criativa e cidadã” 
(Acesso em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012621.pdfl). 

Blog

PODCAST NA EDUCAÇÃO (Clique aqui!) criado em 2009 durante o 7° Seminário Nacional de Educação a Distância da ABED. Neste blog vocês irão encontrar posts que trabalham o conceito de podcast, o blog contém link para diversos podcast´s com materiais sobre educação à distância, aprendizagem, etc.



2 comentários:

  1. Bruna, gostei muito da postagem que preparou. Trabalhar com o Voki na sala de aula é uma experiência marcante para alunos e professores. O Voki que você criou ficou incrível. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana Paula, que bom que gostou!!! Tenho aprendido muito com todos vcs :)

      Excluir